Apostolado.png

19 ANOS DE APOSTOLADO DA ORAÇÃO DA PNSD

O Apostolado da Oração da Paróquia Nossa Senhora das Dores completa 19 anos de sua criação que se deu em 28 de julho de 2002, data em que foi constituída a primeira diretoria em reunião conduzida por Padre Edvaldo Pereira de Sousa, que havia assumido naquele ano como Pároco da Paróquia. Participaram da reunião 20 membros da comunidade, além da Coordenadora e da Presidente Diocesana, Maria Conceição e Amélia Ordália Peres, respectivamente. Na oportunidade foi eleita como Presidente atuante Dalva Vieira, além da Presidente de Honra, Irmã Izilda Matos, e demais membros.

Dalva esteve à frente dos trabalhos do Apostolado por 12 anos, tendo se dedicado e empenhado esforços em promover uma caminhada fervorosa com o grupo junto ao Sagrado Coração de Jesus, “o que muito o alegrou certamente”, conforme Meire Rodrigues, um dos membros atuantes até hoje!

Em 23 de fevereiro de 2014 foi eleita nova diretoria que teve como Presidente, Izabel Cristina Camilo, também incansável na continuidade dos trabalhos junto ao Apostolado onde permaneceu por 6 anos, sendo parte desse tempo, com Padre Edvaldo à frente da Paróquia, e parte dele com Padre Flávio Henrique Barbosa.

A atuação de Izabel contou com inovações, entre elas foram estabelecidas reuniões todas as primeiras quintas-feiras do mês, seguidas pela Adoração ao Santíssimo e a Santa Missa, como acontece até os dias atuais, porém hoje às sextas-feiras.

Também merece destaque a participação do Apostolado da Oração nas barraquinhas juninas da Paróquia, o que permanece até hoje, sempre com muito sucesso e relevância.

Em novembro de 2019, já com Padre Marcio Antônio Gonçalves à frente da Paróquia, tomou posse nova diretoria do Apostolado da Oração, que tem como Presidente até os dias atuais, Fernanda Santiago, que tem se empenhado com muita dedicação, mantendo o grupo sempre ativo e participativo em oração e ações solidárias especialmente nesse período de pandemia, que teve início poucos meses após assumir o Apostolado, exigindo maiores cuidados e atenção com os participantes do grupo.

As reuniões presenciais cederam lugar a um contato também muito próximo por meio de telefone e orações virtuais durante um período, e atualmente com todas as medidas de segurança adotadas pela Paróquia, o grupo participa de forma presencial sempre às primeiras sextas-feiras do mês em Adoração ao Santíssimo e à Santa Missa em seguida.

O início

De acordo com Padre Edvaldo Pereira de Sousa, ao assumir o serviço Pastoral na Paróquia em 22 de fevereiro de 2002, já conhecendo a bela missão do Apostolado da Oração - que segundo o mesmo, nasceu na França e espalhou-se pelo mundo afora -, realiza um extraordinário trabalho espiritual em nossas Paróquias.

Por isso, conta que ao chegar procurou conversar com as paroquianas para entender a história e a dinâmica da vida que ali estava acontecendo há vários anos, já que “temos que conhecer e respeitar a história para fazer a história, não de forma isolada, como se tudo começasse naquele momento, mas percebendo que tantas pessoas serviram, movidas pela fé, na vida paroquial”, comenta. Segundo Padre Edvaldo, foi importante a conversa com algumas senhoras, “dentre elas a Dalva Vieira, mulher de Igreja e muito devota de Nossa Senhora, que no seu entusiasmo chamou outras pessoas para começar e organizar o Apostolado da Oração na Paróquia”.

O Pároco conta que tudo começou durante a Santa Missa, com a benção e entrega das fitas, manual e a missão de orar pela Igreja: pelo Papa, os Bispos, Padres, Diáconos, religiosos – “no caso as Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado, religiosas pioneiras na cidade de Uberlândia, especialmente no ensino através do Colégio Nossa Senhora e que emprestam a Igreja à Paróquia”, comenta.

Padre Edvaldo ressalta que a missão do Apostolado da Oração é humilde como Nossa Senhora, mas importante para a Igreja, pois graças às orações dos seus membros, muitas pessoas sentem-se socorridas pelo Coração Compassivo de Deus no seu Filho Jesus.

O Pároco parabenizou o Apostolado da Oração da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Uberlândia pelos 19 anos de sua criação “para maior glória de Deus”.  “Peço que Deus abençoe a todos que dobram os joelhos em oração de intercessão por todos os filhos e filhas da Igreja que tanto pedem as nossas orações, sobretudo nesse tempo difícil de pandemia.

Mantenham-se unidos na fé, na oração e seguindo o exemplo de Nossa Senhora das Dores. Sob a proteção de Nossa Senhora, que Deus abençoe a todos!”, finalizou.